sábado, 30 de março de 2013

S1E1 - Historias Atuais

Primeiro Episodio


Suando até pela ponta dos dedos, sob um sol de mais de 40 graus, o jovem escritor folheia freneticamente as páginas que traz consigo, enquanto segue apressadamente para a redação do folhetim "histórias atuais". O chão seco da cidade fantasma já não grava suas pegadas que tanto fizeram aquele mesmo caminho, mas, a mente do escritor não perde a conta. Deve ser a nona ou décima vez que vira a noite entortando os ponteiros do relógio, misturando à tinta da velha máquina de escrever suas últimas gotas de suor e lágrimas, naquela que sem duvida será sua obra prima definitiva.

A este ponto, o rapaz já não se interessa pelo prestígio da profissão, ou pelos altos pagamentos - um equivoco duplo, já que ninguém realmente liga, ou paga para alguem escrever -, mas, apenas o prazer de exercer sua maior paixão, e coletar alguns trocados para comprar um cavalo selado e partir de dead town em busca de histórias melhores.



- Ainda temos a vaga que lhe prometi, garoto! - grita o açougueiro, ao ver o rapaz mais uma vez na calçada do editorial. 

A cena se repete todas as semanas. O garoto chega com um enérgico sorriso no rosto e um calhamaço debaixo do braço, e sai com um bolo de papel amassado nas mãos. Pode-se dizer que a lixeira em frente a redação é, sem duvida, sua mais fiel leitora.

Ansioso, o rapaz atravessa a porta do semanal como um furacão, e vê o ultimo grão de areia atravessar a ampulheta sobre a estante.

- Por favor, diga que ainda há tempo! - ele exclama
- Tempo para que? - pergunta a voz desconcertada atrás da porta, em meio a uma chuva de papel.

Lá estava Dorothy Campos, secretária do editor chefe Montgomery Vargas, atrás da porta e por todos os lados, como se acabasse de ser atingida por um furacão.

- Me desculpe Dory, fiquei com tanto medo de perder o prazo que…
- Que prazo, garoto? - infere a belíssima jovem, de cabelos amarelo-sol, olhos azul-piscina, lábios delineados, seios fartos... caráter impecável e família cristã!
- O material foi todo enviado a dois dias, - ela continua - e essa papelada toda que você fez o favor de organizar igualzinho a essa sua cara feia já são as primeiras amostras dessa semana - além de linda, tão carinhosa...
- Que dia é hoje?
- Monty mudou a data de publicação. Está tentando salvar o "histórias" como pode, coitado, mas não vê que essa cidadezinha já não tem solução. Até o saloon ameaça fechar as portas!
- O saloon?!
- Sim! Acredita nisso? - inflama Dorothy, enquanto atira no chão os exemplares inéditos de "histórias atuais" de uma das caixas recém chegadas da gráfica, e poe ali todos os objetos de valor que pode encontrar num rito emocionante de despedida - Porcaria de jornal!
- Isso é mal sinal... - suspira o garoto, atirando-se sobre o último banco de madeira que ainda não fora levado pelos cobradores do folhetim.

Com a caixa debaixo do braço e prestes a largar praticamente uma vida inteira de trabalho dedicada ao império da família Vargas, - uns três anos e meio, pra ser sincero - Dory para por um instante à beira da porta, e observa o garoto lendo e relendo seus próprios textos. Difícil não se comover com o esforço do rapaz que tantas portas viu se fechar, mas nunca desistiu, e…

- Pra quem fica, sorte na vida. - Grita a moça, batendo a porta atrás de si, e pedindo carona a um forasteiro bonitão que passava por ali em seu cavalo negro, cheio de moral.

Com um pedaço de carvão que Dory havia esquecido em uma das gavetas, o jovem escritor varre suas historias à caça de qualquer detalhe, por menor que seja, na esperança de melhorar seu texto ao limite do impossível, até tomar coragem, alinhar os nós dos dedos, e bater confiantemente na porta do temido editor, e apresentá-lo seu mais recente sucesso…


(continua...)


*todos os personagens, cenários e situacoes aqui apresentados são de autoria da mente doentia mas criativa de Henrique Zanchi. Gentileza não reproduzir, utilizar, copiar, editar, apresentar, ou usufruir de qualquer maneira com fins comerciais sem a autorizacao expressa do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário